79wNa-JNmazEwC1pZnkM0nO5tc_PqjHxiChQ79CDqME Acupuntura | EQiLiBriO Oficial
top of page
logonovo.png

eQiLíBriO

 A ARTE DA ACUPUNTURA

QUEM SOMOS

2019
Luiz andrada.png
foto2%20antiga_edited.jpg
2020
1980

Luiz Carlos Barros Caldeira de Andrada

Algumas obras da Editora Ground Informação. Rio - 1972 a 1982

Imagem1.jpg
Imagem7.jpg
Imagem6.jpg
1980
Imagem5.jpg
Imagem4.jpg
Imagem3.jpg

Nasceu em Niterói, RJ em 1950.

Em 1972 cursou a Escola Nacional de Belas Artes (UFRJ), em 1974 foi co-fundador da Editora Ground onde publicou e ilustrou publicações marcantes como os livros de Do-In de Juracy Cançado e outras obras pioneiras.

Em 1998 cursou Medicina Tradicional Chinesa e Shiatsu (CASTA-RJ) e  em 2007 Fisioterapia na  Faculdade Pestalozzi. De 1999 até 2006 foi professor e supervisor de ambulatório de Medicina Chinesa no CASTA. De 1998 até 2019 manteve consultório particular em  Niterói-RJ.

Autor do livro A Acupuntura dos 5 Elementos  com Ephraim Medeiros em 2017 e vários outros  trabalhos como mapas de acupuntura,  software, livros, e-books e vídeos. 

21.jpg

Primeiro mapa de pontos de acupuntura feito no Brasil -Juracy Cançado (1976)

Primeiro livro de acupuntura de autor brasileiro  - Dr Atílio Marins ( 1980)

Sem título-1.png
Ephraim Ferreira Medeiros
  •  Biomédico UNICAMP 1995 

  •  Acupunturista – Associação Brasileira de       Acupuntura- ABA 1997

  •  Diretor do Departamento de Educação e Pesquisa Internacional do CEATA

  •  Membro da International Academy of Science - Health and Ecology (Alemanha)

Fundador do site: www.acupunturabrasil.org ( 1995)

Site pessoal: ephraim.acupunturabrasil.org/

Instagram: @ephraimmedei

Ephraim é um acupunturista reconhecido como um dos principais pesquisadores e professores na área da medicina chinesa no Brasil. 
Desde 1995 foi pioneiro em uma série de projetos inovadores e importantes para o desenvolvimento da medicina chinesa no Brasil e no exterior.

É também colaborador de pesquisadores em várias instituições internacionais, membro da Academia Internacional de Ciências - saúde e ecologia (IAS - Munique), membro do corpo editorial do Macau Journal of Chinese Medicine (Ramo de Língua Portuguesa) e membro de grupos Internacionais de pesquisa na Áustria e Coreia do Sul.

Desde  2017, juntamente com Luiz Andrada, trabalham em um projeto que se iniciou com o livro A Acupuntura dos 5 Elementos seguido de vários mapas, videos e artigos dedicados principalmente à divulgação de conhecimento sobre os 5 Elementos e os pontos shu antigos.

"O objetivo deste projeto não é  ensinar os clássicos da Medicina Chinesa, mas fazer com que estudantes e profissionais possam ter um primeiro contato com as diferentes maneiras de pensar que formam o corpo teórico vivo da Medicina Chinesa Clássica.

Conhecendo diferentes formas de pensar e abordar o paciente, o acupunturista poderá realizar um tratamento muito mais consciente, preciso e consolidado,evitando erros causados por ele não saber conduzir um tratamento além das linhas básicas prescritas nos livros didáticos e vivências básicas em ambulatórios de sua escola(…)” Ephraim Ferreira Medeiros

bottom of page